Tabela de conteúdos

Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Licuri - Syagrus coronata

O Licuri (Syagrus coronata) é uma palmeira da família Arecaceae também conhecido como alicuri, aricuí, aricuri, butiá, butiazeiro, cabeçudo, coco-cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-cabeçudo, coqueiro-dicori, coqueiro-dicuri, dicori, dicuri, iricuri, licurizeiro, nicuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri, uricuriba, urucuri, urucuriiba e adicuri. viveiroportoamazonas.com.br_upload_produtos_15574222712a70de64d7a105cc072b69eb46999241jeriva.jpg

Características

Alcança 10 metros de altura e seus frutos são comestíveis e de suas sementes pode-se extrair óleo vegetal. As fibras das folhas são matéria-prima para a confecção de chapéus e outros objetos análogos.

A drupa do licuri é uma das fontes primárias de alimentação da arara-azul-de-lear, uma ave da família Psittacidae em perigo crítico de extinção, enquanto vivendo livremente.

Ainda não foi comprovado cientificamente, mas em cidade do interior de Alagoas, Brasil, populares utilizam a água do fruto verde do Licuri para problemas na visão, ou seja, como um colírio natural.

Época de frutificação e florada

Embora floresça e frutifique durante todo o ano, o licuri apresenta maior frutificação entre os meses de maio e agosto, amadurecendo no período de outubro a dezembro (LORENZI, 1992). Entretanto para Pitman (2000), a frutificação do licuri ocorre durante longo período do ano; no entanto, ele parece ter o pico de floração definido em cada área específica, estando este fenômeno relacionado aos índices pluviométricos, que variam de local para local, constituindo-se em importante fator para garantir a oferta de frutos durante todo o ano.

Fonte: Licuri Syagrus coronata (Mart.) Becc / Marcos Antônio Drumond. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.16 p. : il.; 21 cm (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 199).

Cultivo

A propagação do licuri é feita exclusivamente de forma sexuada. Como a maioria das espécies da família Arecaceae, a germinação da semente do licuri, ocorre vários dias após o plantio, mesmo sob condições adequadas de umidade, temperatura e luminosidade. Recomenda-se o tratamento pré- germinativo em condições de laboratório para acelerar e padronizar a produção. Em trabalho com Syagrus flexuosa, Koebernick (1971) observou que as sementes, germinaram em um período de 120 a 180 dias, enquanto Matthes e Castro (1987), com diversas palmeiras, verificaram germinação muito irregular, dos 42 aos 334 dias, nas mesmas condições. Lorenzi (1992), afirma que são necessários mais de 4 meses para a germinação.

Segundo Santos e Santos (2002), o licuri inicia sua frutificação seis anos após o plantio. A produção média anual em um licurizal nativo é de 2.000 Kg/ha de frutos. Nos anos de pluviosidade abaixo da média, a produção diminui, mas sempre ocorre de maneira estável. No entanto, em um licurizal bem cuidado, (podando as folhas velhas, capinando as plantas daninhas ao seu redor) a produção de frutos pode alcançar até 4.000 Kg/ha.

Fonte: Licuri Syagrus coronata (Mart.) Becc / Marcos Antônio Drumond. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.16 p. : il.; 21 cm (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 199).

Aves mais atraídas pela planta

Arara-azul-de-lear, outras araras, papagaios, periquitos e tucanos, entre outras.

Ocorrência natural

Natural do Brasil.

Referências